Blog

Procurar

Posts recentes

NR 12: qual é a importância do seu fornecedor seguir a norma?

As normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e do Emprego são essenciais para garantir a saúde, a segurança e a integridade física dos trabalhadores.

Dentre estas normas, a NR 12 tem um papel de destaque para as indústrias, pois refere-se aos requisitos relacionados com máquinas e equipamentos.

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer mais sobre a NR 12 e ver qual é a importância dos fornecedores da indústria seguirem estas normas.

O que é a NR 12?

A NR 12 é um regulamento que estabelece os requisitos mínimos para o trabalho seguro em máquinas e equipamentos. Ela abrange desde o projeto até o descarte das máquinas, assim como as diversas interações com os trabalhadores em todas as fases de utilização.

Ela foi publicada pela Portaria MTb n.º 3.214/1978 e já sofreu algumas atualizações.  Esta NR é bem abrangente e é de suma importância que as organizações e os colaboradores responsáveis pela utilização dos maquinários conheçam e estejam atentos às exigências, evitando problemas.

Alguns destas situações vão desde penalizações até o risco à integridade física e à vida dos trabalhadores. 

Além disso, é importante lembrar que a NR 12 abrange tanto equipamentos novos quanto usados, exceto nos casos em que há menção específica em relação à aplicabilidade. Ela deve ser implementada em todas as empresas e setores que tenham esses ativos e que apresentem riscos para os colaboradores. Assim, ela exige que alguns equipamentos tenham medidas protetivas de segurança.

E qual é a importância que o seu fornecedor siga a NR 12?

Por exemplo, no caso de fornecedor de equipamentos para a indústria, é importante que ele siga a NR 12 para que a empresa não corra o risco de não cumprimento da norma. Este não cumprimento pode acarretar multas e, mais grave, risco a todos os colaboradores. 

Com o foco em manter os altos padrões de qualidade pelos quais a empresa é reconhecida, a EAI Engenharia em Aço Inox segue diversas normas reguladoras que são aplicáveis, como é o caso de:

  • ASME BPE;
  • NR 10;
  • NR 12.

Assim, quando falamos no fornecimento de equipamentos para a indústria, é fundamental a criação de uma parceria de confiança de longo prazo. Nós, da EAI Engenharia em Aço Inox, acreditamos neste tipo de parcerias. Além disso, entendemos que a inovação precisa ser um processo ininterrupto.
São quase 20 anos de experiência atuando no desenvolvimento de projetos, fabricação de peças, componentes e equipamentos em aço inox para a indústria de alimentos, farmacêutica, cosmético, bebidas e biotecnologia, sempre focando na tecnologia e na inovação.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a EAI Engenharia em Aço InoxFale agora mesmo com o nosso time de especialistas.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber como podemos te ajudar?

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato

Inscreva-se em nossa Newsletter

© Copyright 2022 | Todos os direitos reservados

Baixe nosso ebook gratuito

O passo a passo para cumprir os 7 principio básicos das boas práticas de fabricação

Insira seus dados para baixar